Fatoração de Pista
(60% para 80%)

Com a publicação da IS 91-014A em abril de 2022, as empresas de táxi aéreo (RBAC 135) e compartilhamento de aeronaves (RBAC 91 subparte K) nas quais aplicam-se a IS 91-014A ANAC no que tange a questão da fatoração de pista requerida para pouso de aeronaves conforme a sua frota.

A fatoração é requerida para a operação, vide seção 91.1037 – Grandes aviões categoria transporte com motores a turbina: limitações; aeródromos de destino e de alternativa da subparte K do RBAC 91, item (b):

(b) Exceto como previsto no parágrafo (c) desta seção, no caso de um grande avião categoria transporte com motores a turbina, somente é permitido decolar com esse avião se seu peso no destino, considerando consumo normal de combustível e óleo em rota e de acordo com os gráficos de distância de pouso do manual de voo do avião para a altitude e o vento esperado no aeródromo de destino, no horário estimado de pouso, permitir executar um pouso completo no aeródromo de destino dentro de 60% do comprimento efetivo de cada uma das pistas descritas abaixo, considerando que o avião passa na altura de 15 m (50 pés) sobre a vertical do ponto de interseção do plano de liberação de obstáculos com a linha central da pista.

Para o propósito de determinar o peso de pouso autorizado no aeródromo de destino, considera-se que o avião deve pousar:
(1) na pista e no sentido mais favoráveis, considerando ar calmo; ou
(2) na pista mais adequada, considerada a direção e a intensidade do vento previsto no horário estimado de pouso, as características de manobrabilidade no solo do tipo de avião e outras condições como auxílios de pouso e características do terreno.

 
Sendo a mudança aplicável as seguintes aeronaves:

* BEECH AIRCRAFT 400A
* CESSNA AIRCRAFT 525B
* CESSNA AIRCRAFT 525C
* CESSNA AIRCRAFT 550
* CESSNA AIRCRAFT 550 BRAVO
* CESSNA AIRCRAFT 560 ULTRA
* CESSNA AIRCRAFT 560XL
* CESSNA AIRCRAFT 560XLS
* CESSNA AIRCRAFT 650
* CESSNA AIRCRAFT 680
* CESSNA AIRCRAFT 750
* DASSAULT AVIATION FALCON 2000EX
* DASSAULT AVIATION FALCON 2000EX (EASY)
* DASSAULT AVIATION FALCON 2000LX
* DASSAULT AVIATION FALCON 50
* EMBRAER EMB-120ER
* EMBRAER EMB-120QC
* EMBRAER EMB-135BJ
* GULFSTREAM G280
* GULFSTREAM GIV-X
* GULFSTREAM GV-SP
* HAWKER 400
* RAYTHEON AIRCRAFT BAE125-800B

A fatoração é uma realidade na 135 desde sempre e, na 91, desde a publicação da subparte K. O que mudou é que, com o NOTAM, as aeronaves da lista acima, onde se incluem o Falcon 50, só poderiam pousar na auxiliar, onde eles não “cabem’ se forem aplicadas as regras de fatoração.

O resultado prático é que, a partir de Novembro/2023, não será possível operar essas aeronaves em SBSP.

Essas empresas passaram a ter a possibilidade de aumentar o percentual de “fatoração de pista” – fator empregado para cálculo do comprimento efetivo de pista requerido para pousos com aviões – de 60% para 80%.

Isso significa, na prática, poder operar em mais pistas de pouso e, com isso, ter mais possibilidades de atendimento comercial.

Para obter autorização da ANAC para este aumento, é necessário apresentar estudos que assegurem que tais operações atendam a todos requisitos normativos previstos na IS, com demonstração de que houve manutenção dos níveis de segurança operacional.

O processo de autorização do aumento do fator é similar às demais certificações da ANAC, com revisão de manuais e apresentação de outras informações da operação, principalmente quais modelos de aeronaves e aeródromos irão compor o estudo respectivo.

O processo de certificação envolve alterações nos manuais da empresa, análises técnicas de Safety e em diversas adequações operacionais. Nossa consultoria atua em todas essas frentes, além da gestão do processo e correção de não-conformidades, para garantir que a empresa conclua seu processo de certificação no menor prazo e com os menores custos possíveis.

Nossa equipe técnica é composta por profissionais com ampla experiência na área e elevada capacitação técnica, e estamos aptos a atender empresas de todos os segmentos e em qualquer região do país.

Raul Marinho - RM -Fly

Raul Marinho

Sócio-diretor da RMCAero

Raul Marinho, sócio-diretor da RMCAero (Raul Marinho & Associados Consultoria Aeronáutica), é consultor aeronáutico especializado em projetos regulatórios para a aviação de negócios.

Diretor técnico da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), também atua como vice-presidente do BGAST (Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral) e é coordenador geral do CT-STA (Comitê Técnico do Serviço de Transporte Aeromédico da ANAC).

Piloto Comercial de Avião (atuou sempre na aviação de negócios), é Administrador de Empresas (FEA-USP) e autor de livros e articulista de revistas especializadas, escrevendo sobre aviação de negócios.

É Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e foi o Destaque SIPAER de 2021.

Paula Soffo_edited

Paula Soffo

CEO Fly

CEO da Consultoria Fly, consultora aeronáutica especializada em segurança operacional, com mais de 30 empresas em sua carteira de clientes; é credenciada pela ANAC em SGSO (Sistema em Gerenciamento em Segurança Operacional), e como facilitadora em CRM (Corporate Resources Management); e pelo CENIPA como ASV (Agente de Segurança de Voo); atuou como GSO (Gestora de Segurança Operacional) em empresas aéreas regidas pelos RBACs 121, 135, 137, 141 e 145; com diversos cursos em sua formação, dentre eles, destacam-se: Gerenciamento de Risco Proativo pela ANAC e Investigação MEDA (Gerenciamento de Erro e Ameaça) pela Boeing.

Ministrou centenas de treinamentos nos últimos anos em todo Brasil.

Piloto de Linha Aérea de Avião – atuou na Avianca e Latam Airlines como primeira oficial / piloto de Airbus A32F, voou as aeronaves A318, A319, A320 e A321; é INVA (Instrutora de Voo – Avião); piloto de planador, piloto privado de avião habilitada pelo FAA (Federal Aviation Administration), graduada em Aviação Civil (Universidade Anhembi Morumbi) e pós graduada em Gestão de Negócios (FAAP).

Recebeu no ano de 2006 o importante Título de “Membro Honorário” da Força Aérea Brasileira pelos serviços prestados em sua carreira em prol da Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos.

Assista abaixo nossa LIVE sobre Fatoração de Pista:

Entre em contato e solicite um orçamento!

Nota de esclarecimento e alerta da Consultoria Fly Ltda.

Proteja-se Contra Fraudes e Uso Indevido de Nossa Marca.

A Consultoria Fly Ltda. vem, por meio desta, emitir um comunicado urgente para alertar e proteger nossos clientes, parceiros e o público em geral contra eventuais fraudes e o uso indevido de nossa identidade corporativa.

Recentemente, identificamos que empresas, grupos ou indivíduos não autorizados têm se passado pela Consultoria Fly Ltda., ou se apresentando ao mercado como nossa consultoria, utilizando indevidamente nomes, logotipos e informações empresariais muito similares à nossa marca para oferecer serviços aeronáuticos.

Para garantir sua segurança e a integridade de seus negócios, informamos que todos os nossos comunicados, informes publicitários, propostas e negociações são realizados exclusivamente através de nossos canais oficiais:

O Que Fazer em Caso de Dúvida?

Se você for contatado por alguém que se apresenta como Consultoria Fly, ou nome similar, e tiver qualquer suspeita sobre a autenticidade da comunicação e do interlocutor, interrompa a comunicação suspeita e entre em contato conosco diretamente por meio de nossos canais oficiais listados em nosso website.

A Consultoria Fly Ltda. reafirma seu compromisso com a ética, transparência e segurança em todas as suas operações, e está tomando as medidas legais cabíveis para coibir o uso indevido de sua marca, há anos consagrada no mercado, e proteger os interesses de nossos clientes acima de tudo.