Convalidação FAA
Licença de Piloto Privado


Avião (PPA) / Helicóptero (PPH) / Planador (PPL)

A convalidação da licença brasileira de Piloto Privado de Avião / Helicóptero / Planador emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a licença americana emitida pela FAA (Federal Aviation Administration), é realizada pela Consultoria FLY desde 2021 sendo 100% online! Já realizamos este processo com sucesso para centenas de pilotos brasileiros!

Facilitamos todo o processo e burocracia, para os pilotos que almejam obter a licença americana, sendo possível a escolha da habilitação: Monomotor (MNTE) ou Multimotor (MLTE) ou ambas (devem estar válidas).

Caso seja detentor de mais de uma licença, realizamos a solicitação de todas dentro do mesmo processo sem custo adicional!

A habitação a ser convalidada é VFR (Visual Flight Rules). 

Para habilitação IFR (Instrument Flight Rules) é necessário a realização de prova teórica de Regulamentos de Tráfego Aéreo nos EUA em escola homologada FAA.

Todas as habilitações a serem convalidadas devem estar válidas no Brasil, uma vez que a licença americana, bem como suas validades, ficarão atreladas a licença brasileira.

Não é necessário exame médico americano, mas o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) deve estar válido para que o processo seja realizado. Pode ser realizado em nosso parceiro: Instituto Dédalo (institutodedalo.com.br).

Visto americano não é condição obrigatória. Caso deseje obter seu Visto clique aqui!

Não é necessário ter ICAO, não é necessário ter inglês fluente, porém, é preciso se comunicar no idioma equivalente ao nível ICAO 4, necessário inglês intermediário. Caso necessite melhorar o seu inglês para essa entrevista recomendamos a IDIOMAS D’IMPERIO clique aqui e entre em contato!

Não existe prova teórica. A entrevista com o checador americano é um bate papo sobre a carreira do piloto com perguntas pessoais e sobre aviação. Este bate papo dura em torno de 20 minutos.
Alguns exemplos das perguntas que geralmente são realizadas: Qual equipamento que está voando? Quais aeronaves já voou? Quantas horas totais de voo? Porque deseja convalidar a licença? Deseja trabalhar como piloto nos EUA?

Ao final da entrevista com o checador FAA será emitida a sua licença FAA provisória. A licença definitiva chega em sua casa (no endereço indicado no formulário), que geralmente ocorre de 3 a 6 meses após a entrevista.

O pagamento da Taxa FAA acontece ao final da entrevista, quando conclui o processo e emite a licença, o examinador pede o pagamento (SquareUp ou PayPal). Habite junto ao seu banco o pagamento internacional pelo seu cartão de crédito.

A entrevista é sempre agendada de acordo com a disponibilidade do piloto. 

O processo todo dura em média 4 a 9 semanas (da contratação a entrevista). 

Lembramos, que após a emissão da sua licença FAA, antes de voar nos EUA será necessário a realização de um Flight Check (voo de familiarização que pode ser realizado em qualquer escola nos EUA para que a sua carteira seja ativada).

Pré-Requisitos:

Passaporte válido, com no mínimo 06 (seis) meses antes da data do vencimento (página que contêm a foto aberta). Se precisar de auxílio para passaporte, checar.

VISTO E PASSAPORTE | Fly Consultoria clique aqui.

Licença ANAC deve ser retirada do site da ANAC com QR Code em formato de extrato: (CHT – Sistema de emissão do Certificado de
Habilitação Técnica (anac.gov.br) *Licença(s) Brasileira(s) e Certificado
Médico Aeronáutico devem estar válidos. 

ANAC CHT – Sistema de emissão do Certificado de Habilitação Técnica.

Na data agendada da entrevista com o checador, a(s) Licença(s) Brasileira(s) e Certificado Médico Aeronáutico devem estar válidos;

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PORQUE CONVALIDAR A LICENÇA PARA O FAA?

Diferencial no currículo como piloto ter uma licença estrangeira​.

Liberdade em voar nos 
Estados Unidos sozinho.

Locar aeronave e voar com 
amigos e família.

Acumular horas de voo e checar a licença de piloto comercial. 

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